segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Um buraco negro dentro de mim?

Talvez eu consiga chegar perto do que seria a descrição do que me toma ultimamente.
Um buraco negro interno, sobre o qual eu não tenho controle.

Ele tem vida própria. E escolhe aleatoriamente o que deseja sugar. Às vezes ele age a meu favor, sugando sentimentos ruins. Mas também, em muitos momentos, desaparece com a esperança, com a paciência, até com a auto-confiança.

Procurei, procurei. Mas não encontrei a força e a coragem que outrora eu tinha para aceitar desafios. Acho que foi a última coisa que ele sugou. Sabe aquele empurrãozinho, aquela mão que a gente carrega dentro de nós mesmos que, quando precisamos, empurra-nos? Aquela que nos faz dar o primeiro passo? Exatamente. Ela sumiu.

Então, encontrei uma oportunidade de tentar reverter a situação. Justamente quando a luz está fraca e vacilante, tentarei reacendê-la, agarrando-me ao projeto Andarilhos da Luz. Um projeto de autoria do grande Rafael Henrique, "a friend of mine", onde o objetivo é levar um pouco de alegria e luz àqueles que estão afundados em tristezas ou trevas. O alvo inicial é o hospital e o "asilo". Antes de tudo, haverá um retiro de preparação dos Andarilhos da Luz. Estou dependendo do resultado deste retiro para saber se estou pronto para ajudar os outros.

Não mudando de assunto, há alguns dias assisti "A volta do Todo Poderoso", e fui tocado por uma fala de "Deus" no filme.

"...Quando você pede paciência a Deus, você acha que Ele vai te dar paciência ou vai te dar a oportunidade de ser paciente? Quando você pede a Deus que lhe dê coragem, você acha que Ele vai lhe dar coragem ou a oportunidade de ter coragem?..."

E assim seguia a bela filosofia.
A conclusão de tudo é que, quando eu peço a Deus que me livre deste buraco negro, Ele coloca a oportunidade na minha frente. Tenho percebido isso, sim. Cabe a mim agarrar-me à ela ou não. Cabe a mim ter coragem para enfrentar a mim mesmo.

Um comentário:

  1. Esse belíssimo texto, escrito de forma tranparente em que as metáforas sao tao claras q até parecem existir mesmo, reflito sobre quantas pessoas pensam deste modo ou estao assim. Nosso autor nao é o único que sente o q o texto demonstra, mas ele soma-se aos inúmeros de seres q em algum momento da vida cansaram, perderam a visao ou a vontad d sonhar e empurrar-se rumo a eles. No entanto, fica na lembrança uma pequena frase do Encontro de Jovens do dia 18/01: " Sempre fica um pouco de perfume nas maos de quem o espalha".
    Baseados nisso, é preciso, mesmo q nao sintamos vontad, tirar nossos traseiros e ousar perfurmar as pessoas, seja como um Andarilho da Luz ou como um simples e notavel trabalhador. Afinal, quando nos entregamos a ajudar pessoas vemos que sempre existirá alguém pior q nós e talvez isso seja um pouco do combustivel para continuar a caminhar.
    Enfim, sejamos felizes, buscando forças em Deus e servindo-o para enxergar como é mundo.

    ResponderExcluir