segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dois olhos não ocupam o mesmo espaço.

Muitas vezes temos opiniões tão particulares e singulares que ninguém consegue nos entender. Sobre muitas dessas opiniões, nós nem mesmo refletimos antes de pronunciá-las. Tudo por uma razão: são opiniões formadas por fragmentos do excesso de informação que nos afoga hoje.

No "hoje", pouco tempo se tem para digerir uma filosofia a ponto de praticá-la sem se tornar obsoleta. Eu acredito que Filosofia não é determinada pelo tempo em que se pratica, mas sim pelo impacto que a ideia causa. Porém, no mundo de hoje, já não se tem tempo para "amortecer" o impacto de cada ideia nova no nosso cotidiano. Precisamos engolir nossos pensamentos com um copo de água ao lado, para acelerar a digestão e dar lugar ao que já está a caminho. E a colher tem de ser grande, se não quisermos passar "fome moderna".

Essa é a mãe-causa de tanta incompreensão. A modernidade. Exemplos se fazem demasiados ao nosso redor.

ME PERDOEM OS EMOS, mas vou usá-los só para um exemplo: quando os primeiros emos começaram a surgir, eles possuiam mesmo aquela imagem de "tudo acabou depois que você se foi...", tristonhos, franjas que os escondiam do mundo e o que mais fazia sentido pra mim: o PRETO nas roupas, maquiagens quase góticas. E hoje? hoje saímos por aí e vemos os mesmos "EMOS" de outrora usando uma calça verde-limão, uma camisa vermelha com um all-star azul e óculos de armação amarela. Cantam músicas do tipo "não sei vivééé sem tééé vooocééé" SORRINDO! Por que na verdade nem sabem o que estão cantando. Sério! Não sabem MESMO o que é viver sem ter alguém realmente IMPORTANTE na vida. Mas o que interessa é que os MIGUXOS estão ali, curtindo aquilo também. E não esquecendo, têm sempre de manter o Blog, o orkut, o Twitter e car*lho a quatro atualizado com as últimas fotos e fatos dos ídolos coloridos e comentar os perfis dos MIGUXOS tb...

Eu simplesmente não consigo enxergar esse mundo com os olhos dos jovens de hoje. Meus olhos infelizmente não conseguem ocupar o espaço dos deles.

Em contra-parte, não estou aqui pra criticar a juventude de hoje que se contenta com pouco. Estou aqui, neste post sem rumo, só pra expelir um pouco do que é ser vitimizado e fragmentado. Sou vítima do mundo moderno e sou fragmentado por causa dos tiros da metralhadora do mundo moderno. Hoje, se não quisermos ser convencidos pela publicidade cada vez mais perturbadora, de que "TEMOS DE TER ISSO E AQUILO", temos de fechar nossas janelas, desligar a TV o rádio, o computador (a internet, principalmente) e colocar um velho CD, com músicas que nos fazem lembrar o quanto certa época da nossa vida foi fácil sair de casa, dar um passeio e voltar pra casa sem querer comprar algo que não queríamos antes de sair de casa.
Temos de ler um livro, onde narra um história em um tempo em que existisse somente pergaminhos e não e-mails, mensageiros montados a cavalo e não MSN, poesias recheadas de palavras de denso amor e não FUNK onde trata a mulher como um animal mandando ela descer rebolando até o chão (mais triste é que muitas OBEDECEM).

Infelizmente meus olhos não conseguem enxergar o que há de bom nisso. Não conseguem mesmo ocupar o espaço dos que são felizes com a degradação do ser humano, da natureza, da própria pessoa. Infelizmente. E o pior de tudo é que, por mais que evitamos essa degradação, ela bate em nossas portas, invade nosso rádio, aparece na TV, contamina nossos computadores.

É só isso que pretendia dizer aqui. Um pouco da minha indignação com esse mundo que nos tenta o tempo todo, a aderir desde a mais nova tecnologia até à musica de mais baixo nível. Tudo em nome da PRÓPRIA felicidade.

Um comentário:

  1. É isso ae! Concordo com o post, aliás bem interessante!
    A modernidade e a pós modernidade trouxeram muitas coisas boas, mas quando o assunto é comunicação e principalmente música muda tudo! Na comunicação ainda vá lá, algumas ferramentas facilitam o trabalho de muita gente, porém a maioria das pessoas não sabem usufluir. A música é algo que parece cada vez mais andar para trás, FUNKS do morro, com letras medonhas fazendo sucesso é brincadeira hein!!!!

    Retribuindo a visita!!

    www.musicalsalad.blogspot.com

    Abraço

    ResponderExcluir